terça-feira, 25 de agosto de 2009

ESHET CHAYIL




Mulher virtuosa quem a achará?
O seu valor está muito além ao das pérolas.!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HOJE...1º de Elul


Segundo o Sêfer Yetzirah, cada mês do ano judaico tem uma letra do alfabeto hebraico, um signo do Zodíaco, uma das doze tribos de Israel, um sentido e um membro controlador do corpo que correspondem a ele.
Elul é o sexto mês do calendário judaico.Em Elul nos preparamos para a chegada dos Grandes Dias festivos, tocando o shofar todas as manhãs, tendo nossas mezuzot e nossos tefilin examinados para ter certeza de que ainda estão adequados, tendo mais cuidado com a cashrut e recitando selichot especiais (preces penitenciais) à medida que se aproxima o final do mês.
Por que fazemos tudo isso no mês de Elul? Não podemos esperar até mais próximo de Rosh Hashaná e Yom Kipur? De qualquer forma, a maioria de nós "trabalha" melhor sob pressão!Estas questões podem ser explicadas por uma bela parábola:Uma vez por ano, um rei muito poderoso deixa seu palácio, seus guardas, seu luxo e vai até o campo para encontrar seus súditos.
No campo, as pessoas podem perguntar o que quiserem ao rei. Não precisam esperar em longas filas, passar por revistas de segurança, ser anunciados com cerimônia. Podem falar com ele sem hesitação.No entanto, uma vez que o rei tenha retornado a seu palácio, os súditos terão novamente de passar por todos os tipos de protocolo para encontrá-lo. Portanto, obviamente, seus súditos aproveitam a oportunidade ao máximo.Elul é chamado "mês do arrependimento", "da misericórdia" e "do perdão".
Elul segue os dois meses anteriores de Tamuz e Av, os meses dos dois grandes pecados de Israel, o pecado do bezerro de ouro e o pecado dos espiões.As quatro letras do nome Elul são um acrônimo para as letras iniciais da frase em Shir Hashirim (6:3): "Sou do meu amado e meu amado é meu." "Sou do meu amado" em arrependimento e desejo consumado de retornar à raiz de minha alma em D’us. "E meu amado é meu" com expressão Divina de misericórdia e perdão.Este é o mês que "o Rei está no campo". Todos podem aproximar-se d'Ele, e Seu semblante reluz para todos.Elul é o mês de preparação para os grandes Dias Festivos de Tishrei.
Foi neste mês que Moshê ascendeu ao Monte Sinai pela terceira vez por um período de quarenta dias, de Rosh Chôdesh Elul a Yom Kipur, quando ele desceu com as segundas "Tábuas do Pacto". Nestes dias D’us revelou grande misericórdia ao povo judeu.Na guematria, Elul equivale a 13, aludindo aos 13 princípios da Divina misericórdia que são revelados no mês de Elul.
Fonte: Beit Chabad

PREZE SEU MARIDO 5


Querida filha! Esteja sempre disponível para seu marido e não o evite. Assim você o protegerá de transgressões, particularmente nesta geração, na qual a falta de recato e a libertinagem nas ruas são tão grandes, e tudo é repugnante e repulsivo, porque a impureza dos povos do mundo se misturou e difundiu entre nós, e as mulheres se despojaram da virtude do recato e da modéstia, andando com poucas roupas, a fim de armarem uma cilada para que as pessoas cometam pecados.

Assim, se você estiver sempre disponível para o seu marido em seu tempo de pureza, enfeitando-se na presença dele e demonstrando-lhe seu amor, você o preservará de todo mal e terá uma recompensa muito grande nos Céus. Pois quando ajuda o marido a aplacar seu instinto, protegendo-o de transgressões, a mulher tem enorme valor e retribuição em todos os mundos. A promessa feita por Deus, bendito seja, para as mulheres é muito maior do que para os homens, pois elas esperam por seus maridos e os ajudam a resguardar-se dos pecados. (Berachot 17)

Esteja sempre disposta a que ele satisfaça seu desejo com você. Desta forma seu amor será redobrado, e ele fará todas as suas vontades. Nossos santos sábios disseram (Eruvin 100): `toda mulher que cobra do marido o cumprimento da mitsvá é recompensada com filhos que não existiram nem mesmo na época de Moshe.`Se você estiver sempre esperando seu marido com amor, suas mentes se tornarão uma só.

Querida filha! Não dê pouca importância a isso, pois esse é i grande princípio da vida conjugal, e disso dependem todos os laços e uniões amorosas entre vocês. Portanto, aja com sabedoria! Esteja disponível para o seu marido em seu período de preza e assim conquistará seu coração completamente. Além disso, por seu intermédio, ele ficará protegido de todo tipo de transgressão e pecado, e sua recompensa nos Céus crescerá.

Não deixe que mulheres todas e fúteis confundam sua cabeça, aconselhando-a a manter abstinência. Pois nossos santos sábios sempre foram muitos severos em relação a isso e disseram que a mulher abstinente faz parte dos que destroem e anulam a existência do mundo (Sota 20)`.

Por conseguinte, jamais atrase sua purificação. Logo que puder, purifique-se para seu marido com muita vontade e alegria. Pois assim Deus, bendito seja, lhe dará filhos e filhas doces, sábios, inteligentes e sinceramente tementes a Deus. Seu lar se transformará num Gan Éden, seu marido terá o pensamento constantemente fixo em você, sem pensar em nenhuma outra mulher, e seu amor será muito forte e intenso.

Portanto, querida filha, saiba que se você estiver sempre disponível para seu marido, poderá conseguir dele tudo que quiser, porque ele verá que você se dedica inteiramente a ele e satisfaz a sua vontade. Então, automaticamente, sua vontade será a dele, e você será a mais feliz das mulheres.

OBS: Se você gostou do conselho acima, adquira pela loja SÊFER os livros Preze Seu Marido...de onde esse texto foi copiado.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PREZE SEU MARIDO - 4


Querida filha! Empenhe-se em vestir roupas limpas e cuidadas, enfeite-se e embeleze-se sempre e ostente um sorrido nos lábios. Desta forma, nunca será depreciada aos olhos de seu marido. Pois quando a mulher zela pela limpeza de seu corpo e de suas vestimentas, o marido focaliza todos os seus pensamentos e sentimentos na esposa, e o amor a ela penetra em seu coração.
Mesmo se houver ocasiões nas quais você, de tanta pobreza (Deus nos live), não tenha nada para usar além de vestes esfarrapadas, esforce-se para manter o corpo e as roupas asseados. Isto despertará o amor de seu marido, fazendo-o lembrar-se de você constantemente e ajudá-la. Porém, se negligenciar a higiene de seu corpo e de suas roupas, você afastará seu marido e será desvalorizada a seus olhos. Dê muita importância a esse assunto, pois o marido se sente enaltecido e engrandecido quando a esposa anda com o corpo e as roupas limpos, e isso aproxima suas mentes. Portanto, querida filha, seja zelosa e tome muito cuidado com isso.
*texto do livro: Preze Seu Marido

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

DICA LITERÁRIA


"O casamento deve ser visto como uma oportunidade de crescer espiritualmente sendo piedoso, paciente, tolerante e humilde. Aqueles que querem somente tirar destruirão essa oportunidade. Quando amamos uma pessoa, estamos amando Deus. Quando damos algo a outra pessoa, estamos dando a Deus. Não há nada mais kadosh do que essa relação."

*texto extraído do Prefácio da autora*

terça-feira, 4 de agosto de 2009

PREZE SEU MARIDO - 3

Querida filha! Lembre-se da grande bondade que lhe fez Deus, bendito seja, dando-lhe um marido. Contudo, as qualidades e o comportamento dele em relação a você dependem apenas de você mesma, como contam nossos santos sábios (Bereshit Rabá, cap. 17, artigo 7) `Um homem muito devoto era casado com uma mulher muito devota. Como não tinham filhos, resolveram divorciar-se. O homem devoto casou-se com uma mulher perversa, que o corrompeu, e a mulher devota casou-se com um homem perverso, tormando-o devoto.
Daqui se conclui que tudo provém da mulher`. A mulher possui forças imensas e deve saber aproveitá-las da melhor forma possível. Então, mesmo se o marido for um homem extremamente cruel (Deus nos livre), um sujeito irresponsável e muito mau, a mulher pode transformá-lo completamente. Se você for paciente e mostrar-lhe sempre um semblante alegre, se respeitá-lo muito, como se ele fosse um rei, e elogiá-lo por qualquer coisa pequena que fizer, como se se tratasse de algo importantíssimo, o coração e a mente dele se tornarão afáveis, e logo ele estará disposto a aceitar sua opinião e conselhos.
Todavia, isso não ocorrerá se você criticar constantemente seus atos, seu comportamento e seu modo de ser, desprezando-o e humilhando-o. Então, com certeza, acontecerá justamente o oposto: dessa situação só brotarão desavenças e discussões.
Saiba que todo homem é orgulhoso por natureza e, quando não consegue ser superior, despeja sua ira, raiva e fúria sobre a esposa. Contudo, quando a mulher concorda com ele, mostra-lhe o respeito aparente que ele deseja e se desmancha em elogios diante de tudo que ele faz, ela serena sua mente, pois o faz perceber que existe alguém que o valoriza e reconhece sua sabedoria. então ele se volta completamente para a esposa.
Por isso, querida filha, mesmo quando você notar que seu marido disse algo tolo, ou agiu de forma inconveniente, trate de lidar com ele com muita sabedoria. acostume-se a elogiá-lo, exalte sua sabedoria e beleza. assim, sua mente se acalmará, e ele ficará afável, pois perceberá que existe pelo menos alguém no mundo que o compreende. Dessa forma, sempre se preocupará com você e a amará eternamente, ouvirá seus conselhos e fará sua vontade. O principal é que você o preze e valorize, e que ele seja como um rei a seus olhos; então ele a terá como rainha.
Texto do livro: Preze Seu Marido