DEVOCIONAL

11 FEVEREIRO 2013


ÁRVORE PLANTADA JUNTO AOS RIBEIROS

Começar a semana lendo tamanha bênção é maravilhoso. Escolher ser um justo depende só de nós e isso implica em algumas questões;
No salmo 1, o David Melech fala que é bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios e nem se senta com os escarnecedores. Muito pelo contrário... a alegria do justo é a Torah. A alegria do justo está nas leis divinas.
Nosso coração deve manter-se firme, nesse mundo cheio de coisas vãs e pagãs.
O mundo não perde tempo, e todos os dias estamos expostas, correndo o risco de adorar outros deuses, comer coisas impuras, transgredir as leis de Deus. Mas o justo, fica longe de tudo isso, porque ele tem o coração firmado na lei divina, a vida dele, é a Torah.
Meditar na torah dia e noite, torna-nos mais fortes. Os homens judeus, tem os tsitsit para olhar e lembrar que eles devem obedecer as mitzvot, mas nós mulheres não temos!! O que temos é a nossa própria consciência! Hashem confiou em nós, e nos deu esse crédito! Ele sabia que seríamos capazes de saber o que é certo ou errado mesmo não tenho algo palpável que nos ajudasse nessa tarefa.
A nossa consciência é a melhor coisa para nos manter justas, alegres. Conseguir escolher fazer a coisa certa, mesmo estando rodeada de influências negativas é o que nos faz diferentes e especiais.
As árvores que são plantadas junto a ribeiros, são diferentes e especiais, porque são regadas constantemente pela água que está próxima, por isso dão frutos diferentes também, o que os frutos tem de diferente? Eles são deliciosos! Esta árvore dá o fruto na estação certa e com perfeição, porque está pronta e preparada para isso, e sua raíz é forte.
São tantas as coisas que se pode aprender lendo apenas alguns versículos da palavra do Eterno que é de assustar!! A palavra de Deus, realmente é luz para o nosso caminho, é uma luz no final do túnel.
Outra coisa que aprendermos nesse salmo de David Melech é que os que optam por ter a Torah como sua regra de vida, são bem sucedido em tudo o que fazem (suas folhas não murcham).
Ser como árvore plantada na beira de ribeiros é opção nossa, ninguém pode fazer isso por nós.
Queira ser uma árvore diferente, que dá bons frutos, que produz na estação certa. Faça a escolha de ser regada pela água viva que é a Torah. Não ande pelo caminho dos pecadores, fique longe das ofertas oferecidas aos deuses ai de fora! Fique alerta, fique esperta, eu sei que você pode é só você escolher ser!
Um abração a todas
Desejo uma semana maravilhosa
Eliana Junqueira

=============================================================================== 


01 FEVEREIRO 2013

PAGUE SUA DÍVIDA
A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei. 
Romanos 13:8
Hoje de manhã, lendo a Brit Chadashah, li o versículo citado acima. Já faz alguns meses que esse tema tem se repetido pra mim, nas coisas que leio, nas coisas que vejo, nas coisas que escuto... Amar, amar, amar....
Interessante que essa é a única dívida que nós somos orientadas a ter. Muito se fala em guardar as mitzvot, em observar a Torah, mas nos esquecemos de que se pagarmos diariamente nossa dívida de amor, estaremos cumprindo toda a lei.
As vezes nos preocupamos tanto com outros detalhes, com as tradições etc, e nos esquecemos da essência de tudo, o amor!
Pagar a nossa dívida, nada mais é que amar o próximo como a nós mesmos:
Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.  Romanos 13:9
Quando se ama o próximo como a nós mesmos, como recomenda a palavra de Deus, fica fácil cumprir o texto de Romanos 13:9 e todos os outros mandamentos.
Você quer o mal pra você? Não né?!!
Quer ser roubada? Quer ser traída? Quer que falem coisas mentirosas a seu respeito?
Quer que morram de inveja das suas conquistas e talentos? Não né?!!!
Então é muito fácil, pratique a regra: Não faça aos outros, aquilo que você não quer que façam a você! Isso é a mesma coisa que: Ame o próximo como a ti mesmo!
Ame o próximo, pague sua dívida de amor. Essa é uma dívida eterna, que nós sempre teremos.


===============================================================================

28 JANEIRO 2013

POR QUE DEUS DEIXA CICATRIZES

Eu tenho uma cicatriz no meu pé esquerdo, hoje quase imperceptível. Quando eu era criança, eu nunca brincava na rua, mas um dia, sai para brincar de pega-pega com as amiguinhas e a minha falta de prática (em brincar na rua) acabei caindo numa valeta; escorreguei e machuquei o pé. Foi um machucado profundo e feio, com certeza doeu muito, mas eu não me lembro mais da dor, só ficou a cicatriz.
Então, estive pensando porque Deus deixa as cicatrizes!? Todas nós temos algum tipo de cicatriz, seja ela física ou não.
A cicatriz física, nos acompanha em alguns casos a vida toda, e toda vez que olhamos para aquela cicatriz, normalmente lembramos de como ganhamos ela. A dor se foi, mas a cicatriz ficou.
As cicatrizes emocionais não são diferentes. Deus criou o ser humano para ter sentimentos, emoções etc. Quando somos magoadas, maltratadas, temos um ferimento emocional; e esse ferimento também precisa de tratamento.
As mágoas são as dores de alguma decepção, e devemos correr atrás do tratamento eficaz. O Tratamento muitas vezes pode levar tempo! Dias, meses ou até mesmo anos, mas se você quiser realmente a cura, ela vem.
A palavra de Deus, nos orienta como podemos tratar nossas feridas:
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai a vós” (Cl 3. 13).
É, eu sei, não é tão fácil assim... a pessoa faz e desfaz e você tem que perdoar. Mas essa é a receita e não tem como fugir dela.
As cicatrizes vão ficar, claro! Mas faça delas uma aula para a vida. Lembre-se de como você era antes e depois da cicatriz! Perceba que hoje você é muito mais forte, e que está pronta para curar novos ferimentos. A dor? A dor passa! A cicatriz? Faça dela uma aliada para o bem!
Se Deus deixa as cicatrizes, é porque elas são úteis e Ele quer nos ensinar algo com elas.
Então, aproveite a aula que Deus quer te dar. Trate suas feridas com o remédio mais eficaz: O perdão.
Desejo a todas uma ótima semana!
Beijos!
Eliana Junqueira

===============================================================================


14 JANEIRO 2013




Qual foi o dia mais feliz da sua vida? Qual foi a sua maior alegria até hoje?
Muitas podem dizer: O dia em que me casei; o dia em que tive meu primeiro filho; etc. Cada uma de nós pode voltar no tempo sentir como se fosse hoje e relembrar a maior alegria das nossas vidas!

Mas existe algo mais importante do que isso! Algo que será eterno, que tem sentido singular. Yerushalaim!! Isso mesmo..  Nosso amor por Yerushalaim deve estar acima da nossa maior alegria.

Por isso é costume o noivo recitar o Im Eshkachech no dia do seu casamento. Até mesmo o casamento, momento importantíssimo para duas pessoas que se amam, deve ficar em segundo lugar no graus da “nossas alegrias”.

Saber reconhecer a importância de Yerushalaim em nossas vidas, pode fazer toda a diferença ao se avaliar o que realmente se entende por “alegria” .

Sobre esse assunto, não tenho muito mais o que falar, tem coisas que não se falam, não se explicam, somente se sente!

Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza.
Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria. 
Salmos 137:5-6

 ***************************************************************************


10 JANEIRO 2013

CAFÉ DA MANHÃ AGRADECENDO A DEUS



Meu café da manhã hoje foi bem simples, até tirei uma foto, ultimamente ando registrando tudo srrs, café preto (que eu amo) e pão amanhecido aquecido no forno com patê (margarina, sazón e orégano), afinal não se pode jogar pão fora né!!!
Enquanto eu estava preparando, me veio um sentimento de agradecimento a Hashem. Só o fato de eu ter o pão amanhecido pra comer, é uma grande bênção, ver meus filhos se alimentando também do que coloco à mesa, uma alegria imensurável.

Junto com o sentimento de gratidão, pensei logo que as vezes eu reclamo demais. As mulheres tem o hábito de nunca estar satisfeita com as coisas, e vocês tem que concordar comigo que é raro uma mulher que sorri pra tudo e pra todos, o normal é que a gente sempre fale, ahhh mas eu queria assim e assado! Não é  mesmo?

Então por um minuto passou na minha cabeça um filme, de tudo de bom que tenho recebido de D-us, pelo sol que está brilhando hoje aqui em Curitiba, pela neve que está caindo em Israel, pela família que tenho, por tudo! são muitas as bênçãos, incontáveis na verdade, e reclamar, viver reclamando é perder tempo, o tempo precioso de ver as coisas boas da vida.

Eu conheço uma estorinha que conta sobre um homem que estava numa enrascada, ele caiu num buraco no meio de uma floresta, ficou la horas e horas sem conseguir sair. Ele precisava sair, mas de um lado, tinha um urso querendo pegar ele, do outro, tinha uma onça faminta só esperando ele sair do buraco para devorá-lo. De repente ele olhou para outro lado e viu um morango, um belíssimo e apetitoso morango, sem pensar duas vezes, ele esticou o braço até alcançar o morango e comeu! O que aprendemos com essa estorinha?? Ao invés dele ficar reclamando da vida por ter caído no buraco, ele foi mais esperto e COMEU o morango.

Meu convite a você hoje é: Vamos parar de reclamar um pouquinho e nos deliciar com os morangos do nosso dia, com as bênçãos divinas.
O que você tem pra agradecer hoje?

Tenham todas um ótimo dia, comam muitos morangos!!! :)
Abraço a todas

Eliana Junqueira

  **************************************************************************



09 JANEIRO 2012

SHEMÁ ISRAEL

Hoje, nosso devocional vai ser aparentemente bem simples, mas ao mesmo tempo intenso.
O Shamá Israel deve fazer parte da nossa vida diária, mas todas as vezes que você faz o Shemá, você realmente sente o que você está falando?
Leia agora, atentamente cada palavra, sinta no seu coração. Isso vale também para toda liturgia que é feita na beit, ou na sinagoga. O Ahavat Olam por exemplo!!que texto lindo!! Eu me emociono todas as vezes que é cantado.
Eu não vou deixar o texto do Shemá aqui, porque quero incentivar você e a mim mesma a ir agora mesmo pegar o sidur e rezar o Shemá com todo o nosso coração! Vamos lá?
Você vai encontrar o Shemá Israel na página 61 e 62 do nosso Sidur Completo.
Desejo a todas um bom dia e que as Bênçaos de Hashem estejam sobre nós!


*****************************************************************************

08 JANEIRO 2012

ABRA SUA MÃO!


08/01/2013
TSEDACÁ

Hoje, sem rodeios, irei direto ao assunto! A Torah declara,
 "Se houver um carente entre seus irmãos, numa de suas cidades, na terra que D'us deu a vocês, não endureçam seus corações nem fechem a mão a seu irmão carente. Vocês definitivamente devem abrir suas mãos e lhe emprestar o suficiente para o que lhe faltar (Devarim 15:7,8)".
 Muito se fala sobre o pobre, e estudamos isso na torah, mas quem é o pobre? Minha opinião particular é: o pobre é aquele que é mais pobre do que eu. Simples assim!
Devo olhar para aquele que necessita de ajuda, como que parte da mitzva.  Os pobres existem, para que possamos cumprir a mitzva da justiça, da tsedaca.
Conhecemos a palavra hebraica Tsedacá, que é erroneamente traduzida como 'caridade', na verdade a palavra correta  provém de tsêdek e significa `justiça´´ .  Quando clamamos por justiça, o que queremos na verdade?  É justo ver uma pessoa passando necessidade e ser ignorada? É justo não abrir a mão ao necessitado, se você tem condição de fazê-lo?

Aprendi uma explicação super interessante sobre o versículo citado acima, abrir ou fechar a mão para o necessitado. Quando uma pessoa fecha sua mão, seus dedos parecem ficar todos com a mesma altura, (faça o teste) Porém quando ela os abre, percebe que cada dedo tem uma altura diferente. O mesmo se dá com a Tsedacá: Cada pessoa carente tem necessidades diferentes e nossa obrigação varia de acordo com a necessidade de cada um. Portanto, quando você for ajudar algum necessitado, procure saber o que realmente ele precisa, que tipo de ajuda fará diferença na vida dele aquele momento.

Um outro versículo que gosto muito é “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás” Isso significa que o que a gente faz hoje, voltará para nós amanhã. Lançar o pão seria ajudar o próximo, ajudar o pobre. Como vamos saber se um dia nós não estaríamos na mesma condição ou algum descendente nosso!?

Nós poderíamos passar horas falando sobre esse assunto, mas como aqui é apenas uma reflexão, minha prece hoje é que Hashem nos ensine a saber fazer tsecada, nos ensine a ser justos. 

Vamos lançar o pão sobre as águas, um dia, quando precisarmos, ele voltará. Abra a mão ao necessitado, ajude o próximo, ame, mostre isso não só com palavras mas principalmente com ações. Não se ouve por aí que “um gesto vale mais que mil palavras?” Pratique tsedacá. Abra sua mão!

Abraço a todas!


***************************************************************************

07 JANEIRO 2012

E AGORA O QUE EU FAÇO?



Estamos no início de um novo ano, eu ouço muita gente falando em fazer regimes, procurar trabalho, mudar de casa, mudar de vida, comprar um carro, arrumar namorado , ter filhos, fazer faculdade etc. Fazer planos é muito fácil, mas de repente as coisas parecem não estar indo na direção que você imaginava, e tudo começar a ficar confuso na sua cabeça. Nossas vontades são nítidas para nós mesmas, mas há uma distância muito grande entre pensar e realizar. Desejos e sonhos são naturais nas pessoas. Deus nos fez com essa capacidade de sonhar, os sonhos servem para nos manter vivos, servem para nos dar esperança de dias melhores. Contudo, pode acontecer de você ficar sem saber em que direção seguir. Você olha e vê vários caminhos e pensa: E agora?? O que devo fazer? Como começar? Sentir-se sozinha também é uma característica nessas horas. Parece que as coisas não andam e as pessoas não te entendem e tudo esta muito longe... Complicado né? Então só há uma solução, e mais uma vez podemos contar com os conselhos do devoto Rei Davi; quando as dúvidas o cercavam, quando os inimigos o deixavam inseguro, ele dizia:  
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. 

Salmos 37:4-8

Deleitar-se significa sentir um prazer prolongado, imagine isso, deleitar-se no Senhor é a melhor terapia para a alma, descanso para os cansados, alívio para os fardos. Nesse caso, não é ficar de braços cruzados esperando que as coisas caiam do céu, temos quer ter é confiança no Eterno de que Ele está no controle e sair em busca das mudanças que desejamos, nessa busca, as coisas irão acontecer da forma que o Eterno achar conveniente. Confiar nEle, é ter a certeza que as coisas acontecerão, não no nosso tempo, que normalmente é pra ´ontem´ mas no tempo certo, na medida certa de Deus.
Nos momentos de insegurança, dúvida, entregue o teu caminho nas mãos do Eterno, pois Ele sabe o que é melhor para você, a resposta certa vem de Deus, tenha certeza disso!

Desejo a todas Shavua Tov!

 *****************************************************************************



04 JANEIRO 2012

ENTENDA A REGRINHA DE SINAIS


Hoje, amanheci pensando nas regras de sinais da matemática. Aquele regrinha que aprendemos lá na 6ª série na escola; Mais com Mais = mais, Mais com Menos = Menos e assim por diante. Essa é uma regrinha que aprendemos e que nos acompanha a vida inteira, seja para os cálculos  de matemática ou na nossa vida diária prática mesmo. Quanto mais você faz uma coisa, mais você quer fazer.... Quanto menos você faz, menos você quer fazer. Ahhh deixa eu tentar explicar melhor.. Vamos levar para a nossa vida espiritual; Quanto mais você ler a bíblia, quanto mais você estudar a lei divina, praticar tsedaca, ajudar o próximo, cuidar da sua família etc, a tendência é que você vá fazer isso mais e mais, pois se torna algo importante na rotina, é a regrinha do Mais com Mais = Mais. Ao mesmo tempo, se você estudar Torah com menos frequência, esquecer de rezar, reza um dia sim, um dia não, ou  um dia não, no outro também  não.. não se importar com o bem estar do próximo e esquecer de como é bom estar com a família, é a regrinha do Mais com Menos = Menos!! Você tinha MAIS, mas como começou a relaxar, ficou com MENOS.
O rei Davi, nos ensina com  a sua vida diária, que ele prezava a regrinha do Mais com Mais = Mais; ele dizia: 
Quanto amo a tua lei, é a minha meditação de dia e de noite! Salmos 119:
Bem-aventurados os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos. Salmos 106:3
Eu, porém, faço a minha oração a ti, SENHOR, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação. Salmos 69:13
O Rei Davi, queria sempre mais da Lei divina, queria mais de justiça e mais comunhão com o Eterno. Vamos seguir o exemplo dele, deu certo pra ele, tenho certeza que dá certo pra mim e pra você também.
Use a regrinha a seu favor! Pratiquei o MAIS com MAIS = MAIS
Desejo a todas, Shabat Shalom 



03 JANEIRO 2013

QUEM VÊ CARA, NÃO VÊ CORAÇÃO!





Minha mãe sempre diz.... Quem vê cara, não vê coração!! e eu pensando nessa frase, me veio á mente, quantas pessoas passam por nossas vidas, e realmente te ´enganam´ ... mostram-se amigas, sensíveis e companheiras... no entanto, quando você menos espera, te traem, te magoam, te deixam de lado, te esquecem.
Nós  não temos o poder de conhecer os corações, apenas podemos  ver  as `caras`, mas nosso Eterno D-us, Ele sim, conhece o íntimo do nosso ser, Ele sabe exatamente o que tem no meu, no teu coração.... a palavra de Deus diz em Jeremias 17:9, Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. 

Isso me arrepia!!!! O Eterno retribuirá a cada um segundo os seus caminhos..... segundo as suas obras, então é hora de fazer uma auto análise, todo dia, devemos fazer essa auto analise.... Como andam os meus caminhos? Como andam as minhas obras? Que tipo de recompensa você quer receber de Deus? Pense nisso,
eu vou continuar pensando aqui também!!
Shalom Abraço a todas!!!

3 comentários:

  1. Shalom querida chaverah,são lindos os seus devocionais...Obrigada por compartilhar.
    Ass: Ketsiá

    ResponderExcluir
  2. amei muito bom!
    Hannah Emunnah

    ResponderExcluir
  3. Olá....mulher abençoada.

    te seguindo gosto muito de ler
    seus mimos são ótimos.
    espero ser aprovada ..para retornar.
    abraços.

    ResponderExcluir