quarta-feira, 16 de novembro de 2011

KOTEL HA´MAARAVI...Sonhando com seus muros!

SHALOM!

Voces já ouviram a frase: A boca fala daquilo que o coração ta cheio??



Pois é... eu não agueto tenho que falar. Faz dias que meu coração acelerava, todas as vezes que o Moshe meu esposo falava: Ta faltando X dias para eu ir pra ISrael etc... e desde a hora que isso se tornou realidade novamente, quando nossa caravana chegou lá e meu esposo falou comigo.. Olha... já estamos no Kikar (kikar é o nome do hotel que normalmente a cavarana da Nova Aliança fica hospedada, na chegada em Israel. é um hotel muito simples... mas eu costumo dizer que é o melhor hotel do mundo..rsrs pois ele esta pertinho da famosa rua Ben Yehuda, e a 20 minutos do kotel) ôooo maravilha!!

Então... eu não aguento mesmo gente.. eu choro toda hora... fico ligada no site do kotel 24 hs... pra quem quiser acompanhar comigo esse é o link http://neverbesilent.org/en/live-webcam-kotel-western-wall.html Vocês sabem que eu sou viciada em leitura, entao toda hora fico lendo algo... Encontrei esses dias, na nossa sinagoga aqui em curitiba, uma revista MORASHA de 2006, com uma matéria fantástica sobre o Kotel, uma das frases escritas na materia é a seguinte: ( O zohar ensina que jamais a presença divina abandonará o kotel Ha´maaravi e portanto, este nunca será destruído. Principal ruína do segundo templo de Jerusalém, o muro ocidental se tornou seu símbolo. Expressão da dolorosa saudade do povo judeu por seu santuário. è o local onde a história de nosso povo está viva, sendo suas pedras impregnadas dos anseios e das preces judaicas através dos séculos.) A matéria é tão boa, que ocupa 13 paginas da revista.

Uma viagem no tempo, mostrando como o muro era entes da destruição do templo até os tuneis subterraneos, arquedutos, O arco de Wilson e a famosa sala herodiana... Poxa vida... qualquer hora vou dar um jeito de dividir essas informaçoes com voces.

Esses tuneis estão abertos á visita, e tem um lugar no subsolo, bem perto do kotel, que é chamado de (Oposto ao Kodesh Hakodashim) essa é a parte mais próxima ao local onde ficava o Sagrado dos Sagrados. Ainda de acordo com a matéria da revista, todo o complexo dos túneis é na realidade um encontro quase que sobrenatural com o templo, sendo este local em particular `o lugar onde os portões da oração estão sempre aberto`. Percebe-se nitidamente a umidade do bloco central do arco, sugerindo aos mais misticos que D´us suavemente chora, solidário com os que lá oram. .... Fonte Revista Morasha, dez. 2006

Puxa vida.... acho que escrevi demais.... Mas com eu disse... a boca fala daquilo que o coração ta cheio... e meu coração ta cheio de vida, fé, amor, vontade de ser uma pessoa sempre melhor, e como eu não pude estar lá em Yerushalaim dessa vez, tento trazer o kotel até mim, mesmo que seja assim... sonhando com seus muros

Fiquem com D´us, tenham todos um otimo dia!!

2 comentários:

  1. Olá, Eliana!
    Shalom,
    Sou brasileira, mas amo o povo de Israel. Se pudesse escolher onde ter nascido, escolheria ser Israelense e ter nascido em Yerushalaim.
    Ah, ainda vou até lá, se o Eterno me permitir.
    Sou cristã, sei que a maioria de vocês não são. Amo e obedeço a palavra que Deus enviou por boca do rei Davi:Orai pela paz de Yerushalaim, pois na sua paz vós tereis paz!
    Amo a história e Abraão e Sarah e estudo cada detalhe da história deles. Como você vê meu blog se chama: Filhas de Sara. Deus Eterno me chamou para ensinar para as mulheres não só brasileiras, mas de todas as nações, que esta é a vontade dEle, que todas as mulheres tenham a postura de Sarah, uma mulher de fé.
    Quero muito conferir tudo aqui.
    Bjs e paz!

    ResponderExcluir