domingo, 23 de março de 2014

DICAS PARA FAZER O SHEMÁ ISRAEL


Psicólogos que estudam os sonhos dizem que os últimos cinco minutos conscientes do dia determinam o que sonharemos à noite. E sabemos que a maneira de dormir determina grande parte do que iremos desempenhar no dia seguinte.Este é um bom motivo para entrar na rotina do “Shemá Antes de Dormir”. Você o encontra no Sidur, livro de orações. Veja o passo a passo:
Relaxe
Não tente correr como faz durante a hora do rush no trânsito. Faça uma pausa. Livre-se dos pensamentos do dia. Esvazie a mente.
Reexamine
Deixe que os acontecimentos do dia passem pela sua mente. Procure as centelhas de beleza que você encontrou durante o dia. Descarte os problemas, as coisas desagradáveis. Da próxima vez, você fará melhor.
Descanse
Você deseja que essas coisas desagradáveis sejam esquecidas. A melhor maneira é esquecer os erros alheios que o afetaram. Como diria Rava, o Sábio talmúdico: “Aquele que ignora o impulso de conseguir vingança, todos os seus pecados serão ignorados no registro celestial.”
Começamos o Shemá antes de dormir com um curto parágrafo de Rabi Yitschac Luria, declarando perdão a todos que possam ter nos ofendido.
Reconcentre-se
Agora recite o Shemá, declarando que por trás de tudo aquilo que aconteceu hoje há um único D’us. Diga-o com intensa concentração e com toda sua alma.
Arrependimento
Pense sobre a bondade de D’us que permite que você comece cada novo dia. Recite o vidui (confissão) que se segue ao Shemá. Aproxime sua alma d’Ele e se afaste daquilo que possa puxar você para baixo.
Re-encomende-se
Termine com a bênção Hamapil, pedindo uma boa noite, confiando a alma a D’us e louvando-o por aquilo que você viveu hoje, para que Sua glória ilumine o mundo. Após a bênção, evite comer ou beber até acordar.
Com dificuldade para dormir?
Tente dizer, pensar ou visualizar as palavras do Shemá.
Boa noite...
Fonte: pt.chabad.org.
http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1124386/jewish/Shem-Antes-de-Dormir.htm

Um comentário: