terça-feira, 4 de agosto de 2009

PREZE SEU MARIDO - 3

Querida filha! Lembre-se da grande bondade que lhe fez Deus, bendito seja, dando-lhe um marido. Contudo, as qualidades e o comportamento dele em relação a você dependem apenas de você mesma, como contam nossos santos sábios (Bereshit Rabá, cap. 17, artigo 7) `Um homem muito devoto era casado com uma mulher muito devota. Como não tinham filhos, resolveram divorciar-se. O homem devoto casou-se com uma mulher perversa, que o corrompeu, e a mulher devota casou-se com um homem perverso, tormando-o devoto.
Daqui se conclui que tudo provém da mulher`. A mulher possui forças imensas e deve saber aproveitá-las da melhor forma possível. Então, mesmo se o marido for um homem extremamente cruel (Deus nos livre), um sujeito irresponsável e muito mau, a mulher pode transformá-lo completamente. Se você for paciente e mostrar-lhe sempre um semblante alegre, se respeitá-lo muito, como se ele fosse um rei, e elogiá-lo por qualquer coisa pequena que fizer, como se se tratasse de algo importantíssimo, o coração e a mente dele se tornarão afáveis, e logo ele estará disposto a aceitar sua opinião e conselhos.
Todavia, isso não ocorrerá se você criticar constantemente seus atos, seu comportamento e seu modo de ser, desprezando-o e humilhando-o. Então, com certeza, acontecerá justamente o oposto: dessa situação só brotarão desavenças e discussões.
Saiba que todo homem é orgulhoso por natureza e, quando não consegue ser superior, despeja sua ira, raiva e fúria sobre a esposa. Contudo, quando a mulher concorda com ele, mostra-lhe o respeito aparente que ele deseja e se desmancha em elogios diante de tudo que ele faz, ela serena sua mente, pois o faz perceber que existe alguém que o valoriza e reconhece sua sabedoria. então ele se volta completamente para a esposa.
Por isso, querida filha, mesmo quando você notar que seu marido disse algo tolo, ou agiu de forma inconveniente, trate de lidar com ele com muita sabedoria. acostume-se a elogiá-lo, exalte sua sabedoria e beleza. assim, sua mente se acalmará, e ele ficará afável, pois perceberá que existe pelo menos alguém no mundo que o compreende. Dessa forma, sempre se preocupará com você e a amará eternamente, ouvirá seus conselhos e fará sua vontade. O principal é que você o preze e valorize, e que ele seja como um rei a seus olhos; então ele a terá como rainha.
Texto do livro: Preze Seu Marido

Nenhum comentário:

Postar um comentário